Acontece nesta semana em Goiânia (GO) o “II Seminário Goiano de Saúde do Trabalhador em estabelecimentos de Saúde”, com a presença de aproximadamente 700 profissionais da Saúde, representando hospitais públicos e particulares de todo o Estado de Goiás.
O objetivo do Seminário é aprimorar as ações preventivas na área de segurança e saúde do trabalho. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e diversos segmentos da sociedade discutirão a NR 32 do MTE, que estabelece diretrizes básicas para implementação de medidas para segurança e saúde dos trabalhadores do setor.
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 18ª Região), Mário Sérgio Botazzo, observou que há preocupação com os altos índices de acidentes de trabalho dos profissionais da saúde.
A Chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde (Vigilância Sanitária), Zilah Cândida Pereira das Neves, afirmou que a parceria na hora de fiscalizar estabelecimentos de saúde, entre a Vigilância Sanitária e a SRTE/GO, tem rendido bons frutos embora “a segurança no ambiente hospitalar exija um cuidado especial dos gestores de hospitais”.
Casos notificados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) demonstram que, em 2011, foram 2.030 funcionários da saúde acidentados, destes 729 em acidentes de trabalho com exposição a material biológico, ou seja, contato com urina, vômito, sangue e soro por meio de perfurações com agulhas e lâminas e com possível contaminação por diversas doenças, entre elas a AIDS e a hepatite.
“Juntos, vigilância sanitária e fiscalização da SRTE/GO, estamos desenvolvendo um trabalho integrado e muito proveitoso para o desenvolvimento de uma consciência laboral preventiva na área da saúde, prova disso é este seminário com tamanha adesão dos hospitais” declarou Heberson Alcântara, superintendente regional do Trabalho e Emprego em Goiás.
Fonte: http://blog.mte.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário