sábado, 18 de fevereiro de 2012

Fundacentro instala seu Comitê de Ética em Pesquisa


A Fundacentro anunciou este mês a instalação do Comitê de Ética em Pesquisa da entidade (CEPFundacentro). Estiveram presentes na solenidade que anunciou a instalação pesquisadores e tecnologistas do CTN e do CERJ, o professor Euclides Ayres de Castilhos, da USP, o pesquisador Silvio Valle, da Fiocruz, e o professor Carlos Alberto Pereira de Oliveira, da UFRJ.
A criação do CEPFundacentro traz mais segurança e credibilidade aos resultados das pesquisas da instituição, ressaltou o presidente da Fundacentro, Eduardo de Azeredo Costa. Ele relembrou a importância dos CEPs espalhados pelo Brasil e no mundo todo, demonstrando o avanço ético no que se refere às pesquisas envolvendo seres humanos.
O pesquisador do Serviço de Agentes Químicos (SQi) e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Fundacentro, Carlos Sérgio da Silva, observou que a criação do CEP representa um marco para a instituição, como também foi a criação do Programa “Trabalho, Saúde e Ambiente” de pós-graduação stricto sensu da Fundacentro.
O Programa tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais de nível superior, proporcionando formação científica consistente sobre as relações entre trabalho, saúde e ambiente. Desse modo, poderá estimular a produção de novas pesquisas, gerando novos conhecimentos. Além disso,  permitirá diversificar as ações educativas e de difusão de conhecimentos em benefício da sociedade.
Os avanços da ciência e da tecnologia repercutem progressivamente no cotidiano das pessoas, e despertam debates de natureza ética, antes restritos ao ambiente acadêmico,explicou oprofessor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Alberto Pereira de Oliveira. Estes debates passaram assim a merecer especial atenção do Poder Público.
A Resolução 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde (MS), exige que a publicação de artigos contendo resultados de pesquisas que envolvam seres humanos esteja condicionada ao cumprimento de princípios éticos e da legislação pertinente a esse tipo de pesquisa.
A criação do CEP, composto por um colegiado interdisciplinar, tem por finalidade avaliar as propostas de pesquisas, defendendo os padrões éticos. O objetivo é combater abusos e maus tratos à integridade física, psíquica e moral da pessoa humana, agregando maior credibilidade aos resultados dos estudos.
A pesquisadora do CTN, Thais Helena de Carvalho Barreira, agradeceu por fazer parte da Comissão, e por participar desse desafio. “A instalação de um CEP traz o fortalecimento não só para a Fundacentro, mas para toda a área de SST”, explicou Thais.
Para Eduardo Costa, o CEPFundacentro está em período de organização, os envolvidos vão melhorar e aprimorar esse sistema no cotidiano. “Fico feliz por já ter começado”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário