Estado do Illinois obriga empresas a darem pausa para funcionários
Ela foi demitida por "justa causa" pois a empresa alegou insubordinação. Ela precisou acionar a Justiça para receber sua indenização.
O gerente de recursos humanos da empresa lhe alertou que o manual do funcionário indicava que todo trabalhador deveria tirar uma pausa de 30 minutos para almoço. Em entrevista ao programa “ABC News”, Smiley disse que sabia que não podia almoçar na mesa de trabalho, mas achava que neste horário livre ela poderia fazer qualquer coisa, inclusive trabalhar.
Uma lei do estado de Illinois obriga as empresas a darem horário de almoço aos seus funcionários. “A lei não pode exigir de uma empresa que demita o trabalhador que se recuse a fazer o horário de almoço para terminar o seu serviço”, afirma Michael LeRoy, professor de Direito na Universidade de Illinois. “No entanto, no estado de Illinois as empresas podem demitir seus funcionários por um bom motivo, um mau motivo, ou nenhum motivo, desde que não seja uma atitude discriminatória.”
Depois de ser demitida, Smiley foi informada que não teria direito a ganhar sua indenização por de ter tido “má conduta” no local de trabalho. Ela apelou à Justiça que lhe deu o direito de receber seus benefícios. Ela passou a ganhar um seguro-desemprego de US$ 528 quinzenais até que no mês passado, após ficar nove meses parada, arranjou outro trabalho.
Segundo a norte-americana, a nova empresa é mais “liberal” em relação à sua política de almoço. "Eles me disseram que eu poderia me sentar na minha mesa ficar no meu computador ou ler revistas durante o almoço”, disse. “E na minha sala tem duas televisões de tela plana na parede.”
Fonte: http://g1.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário