Informações gerais para o trabalhador sobre segurança, qualidade e condições de trabalho, higiene ocupacional, seus direitos e infomrações gerais.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Dicas para a prática do método 5S
Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar disponível.
Eliminando-se o que não é útil, você pode se concentrar apenas no que é útil.
Dê atenção a tudo que estiver dentro de seu ambiente de trabalho (máquinas, ferramentas, estoques, móveis, papéis, etc.) e defina o que é necessário através de instruções claras para que todos possam separar o útil do inútil.
Algumas perguntas podem ser elaboradas para direcionar o processo:
1. O que pode ser jogado fora e o que deve ser guardado?
2. O que pode ser útil para outro setor ?
3. O que pode ser consertado ?
4. É possível trabalhar de forma mais econômica, racionalizando o
tempo?
Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar.
Analisar como as coisas estão guardadas, onde e por quê. Arrumação é importante para agilizar o acesso aos documentos e outras coisas em seus devidos lugares.
Administrar bem o patrimônio da instituição é essencial, principalmente no que se refere a organização e identificação de :
• Laudos,
• relatórios,
• atas ,
• documentos em geral,
• pareceres,
• dados estatísticos,
• arquivos e pastas de documentos.
Sempre que possível, eliminar ou diminuir o processo burocrático de ações ou documentos, procurando aproveitar o tempo e economizar trabalho desnecessário.
Cada um deve ficar responsável pelo seu espaço, sem prejudicar o espaço do outro.
Sempre deve-se questionar se algo está bom o suficiente ou se é possível ser melhorado.
Estoques e utensílios de trabalho:
Para que haja correta armazenagem, organização e identificação, devem ser feitas algumas perguntas:
1. É possível reduzir os estoques ?
2. O que está à mão precisa mesmo estar ali ?
3. Os nomes das coisas estão padronizados ?
4. Qual o melhor local para cada coisa e por que?
5. O que é necessário está à mão?
Levante sugestões para a melhoria e limpeza do local de trabalho.
Marque, se possível, o dia da limpeza definido, para que todos se organizem.
É importante que todos participem, fazendo a limpeza básica em conjunto, jogando papéis fora, fazendo pequenos consertos, etc..
Compartilhe idéias com os colegas, discuta as alternativas propostas e valorize o trabalho de cada um.
O que deve ser verificado e avaliado para elaboração de um ambiente organizado e propício, com a metodologia 5S implantada:
1. Apresentação dos funcionários:
devem se apresentar com boa aparência usando trajes limpos, não rasgados.
2. Piso e área externa ao setor (corredores):
devem estar limpos, secos e
organizados, sem acúmulo de materiais e sucatas, devem possuir linhas
demarcando as áreas de circulação.
3. Higiene:
O ambiente deve estar limpo, sem acúmulo de materiais orgânicos ou inorgânicos. Deve estar livre também de materiais/ equipamentos que provoquem contaminação química.
O pessoal deve cuidar da higiene pessoal e usar os devidos equipamentos de segurança ( onde aplicáveis), para garantir a integridade física.
É importante também o cuidado com as máquinas, aparelhos, equipamentos e utensílios.
As dicas de prática do método 5S devem tornar-se hábitos na instituição, entre os funcionários, em todos os setores para que o programa seja mantido e o controle fique mais fácil.
Em cada etapa, é essencial que o método seja verificado, a implantação tem de estar em constante verificação; isto também e importante para a próxima fase, pois são todas interligadas.
A última etapa de uma série é o ponto de partida para a primeira etapa da
próxima.
A fase de auto-disciplina, principalmente é uma das mais importantes e cruciais do programa, pois é a fase em cada um dos envolvidos terá que desenvolver seu próprio senso de ordenação e assumir o compromisso com a metodologia e suas atividades.
Cada um fazendo a sua parte contribui para o desenvolvimento de todo o programa e a manutenção da qualidade.
Cada um deve estar ciente de suas responsabilidades, ter suas funções definidas e ser treinados para que haja eficiência na prestação dos serviços, segurança no local de trabalho e incentivo à capacidade criativa.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br
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