terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dicas para a prática do método 5S


Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar disponível. 


Eliminando-se o que não é útil, você pode se concentrar apenas no que é útil. 


Dê atenção a tudo que estiver dentro de seu ambiente de trabalho (máquinas, ferramentas, estoques, móveis, papéis, etc.) e defina o que é necessário através de instruções claras para que todos possam separar o útil do inútil.  


Algumas perguntas podem ser elaboradas para direcionar o processo:  


1. O que pode ser jogado fora e o que deve ser guardado?  
2. O que pode ser útil para outro setor ?  
3. O que pode ser consertado ?  
4. É possível trabalhar de forma mais econômica, racionalizando o  
tempo? 


Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar. 


Analisar como as coisas estão guardadas, onde e por quê. Arrumação é importante para agilizar o acesso aos documentos e outras coisas em seus devidos lugares. 


Administrar bem o patrimônio da instituição é essencial, principalmente no que se refere a organização e identificação de :  


• Laudos, 
• relatórios,

• atas , 
• documentos em geral, 
• pareceres, 
• dados estatísticos,  
• arquivos e pastas de documentos. 


Sempre que possível, eliminar ou diminuir o processo burocrático de ações ou documentos, procurando aproveitar o tempo e economizar trabalho desnecessário. 


Cada um deve ficar responsável pelo seu espaço, sem prejudicar o espaço do outro. 


Sempre deve-se questionar se algo está  bom o suficiente ou se é possível ser melhorado. 


Estoques e utensílios de trabalho:  


Para que haja correta  armazenagem, organização e identificação, devem ser feitas algumas perguntas: 


1. É possível reduzir os estoques ?  
2. O que está à mão precisa mesmo estar ali ?  
3. Os nomes das coisas estão padronizados ?  
4. Qual o melhor local para cada coisa e por que? 
5. O que é necessário está à mão? 


Levante sugestões para a melhoria e limpeza do local de trabalho. 


Marque, se possível, o dia da limpeza definido, para que todos se organizem.


 É importante que todos participem, fazendo a limpeza básica em conjunto, jogando papéis fora, fazendo pequenos consertos, etc.. 


Compartilhe idéias com os colegas, discuta as alternativas propostas e valorize o trabalho de cada um. 


O que deve ser verificado e avaliado para elaboração de um ambiente organizado e propício, com a metodologia 5S implantada: 


1. Apresentação dos funcionários:
 devem se apresentar com boa aparência usando trajes limpos, não rasgados. 


2. Piso e área externa ao setor (corredores): 
devem estar limpos, secos e 
organizados, sem acúmulo de materiais e sucatas, devem possuir linhas 
demarcando as áreas de circulação. 



3. Higiene: 
O ambiente deve estar limpo, sem acúmulo de materiais orgânicos ou inorgânicos. Deve estar livre também de materiais/ equipamentos que provoquem contaminação química. 


O pessoal deve cuidar da higiene pessoal e usar os devidos equipamentos de segurança ( onde aplicáveis), para garantir a integridade física. 


É importante também o cuidado com as máquinas, aparelhos, equipamentos e utensílios.  


As dicas de prática do método 5S devem tornar-se hábitos na instituição, entre os funcionários, em todos os setores para que o programa seja mantido e o controle fique mais fácil.  


Em cada etapa, é essencial que o método seja verificado, a implantação tem de estar em constante verificação; isto também e importante para a próxima fase, pois são todas interligadas.  


A última etapa de uma série é o ponto de partida para a primeira etapa da 
próxima.  


A fase de auto-disciplina, principalmente é uma das mais importantes e cruciais do programa, pois é a fase em cada um dos envolvidos terá que desenvolver seu próprio senso de ordenação e assumir o compromisso com a metodologia e  suas atividades. 


Cada um fazendo a sua parte contribui para o desenvolvimento de todo o programa e a manutenção da qualidade. 


Cada um deve estar ciente de suas responsabilidades, ter suas funções definidas e ser treinados para que haja eficiência na prestação dos serviços, segurança no local de trabalho e incentivo à capacidade criativa. 


Fonte: http://www.anvisa.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário